GARRAFA DE ÁGUA | ÁGUAS DO PORTO, EM
CONCURSO DE DESIGN - DESENVOLVIMENTO DE UMA GARRAFA DE ÁGUA | ÁGUAS DO PORTO, EM
Fazia sol, íamos deitar garrafas ao mar. Escrevíamos mensagens aos desconhecidos, pedindo sorte e prendas, pedindo visitas. Contávamos histórias tolas e confissões, ficávamos cheias de esperança que alguém nos atendesse. Escondidas, para não nos cobrarem as garrafas roubadas e a incúria de lançar coisas à água, oferecíamos os nossos segredos. E era verdade que enchíamos as garrafas de flores, porque queríamos que fossem pequenos jardins de ir embora.
Valter Hugo Mãe
A água é um elemento fundamental para a vida. A promoção do seu consumo regrado e responsável, e o contributo para a promoção da efetiva qualidade da água das redes públicas, é uma exigência comum a todas as pessoas socialmente empenhadas.
Neste sentido, as duas garrafas objeto do presente concurso, procuram responder às exigências de uma população etária, social e culturalmente heterogénea, essencialmente em situações de portabilidade – garrafa de 0,5l – mas também para uso à mesa, em refeições ou noutras circunstâncias sedentárias – garrafa de 1,5l - de forma a promover a utilização da água da torneira, para beber.
As diferentes necessidades dos potenciais utilizadores da garrafa de 0,5l exigiram a resposta para as seguintes situações previstas:
- para beber água em situações mais informais, pelo gargalo da garrafa: tampa que pode ser aberta/fechada através de roscagem, que fica ligada à garrafa através de uma argola;
- para beber água através de outro recipiente, de forma a evitar o contacto da boca com a garrafa, situação mais higiénica: copo, que se fixa à garrafa, podendo-se transportar o conjunto;
- para situações mais inclusivas, de utilização por crianças ou por pessoas com dificuldades motoras: uma “segunda” tampa que possibilita a utilização de uma palhinha;
A proposta para a garrafa de vidro, potencialmente usada em situações mais clássicas, pretende invocar alguma sofisticação no gesto de servir a água com o conjunto garrafa + base; a base é também um recipiente com características isotérmicas que auxilia à manutenção da temperatura da água.
Para a inscrição da marca “Porto.”, recorreu-se às caraterísticas fonéticas do próprio logótipo “porto ponto”; numa das peças de cada um dos conjuntos lê-se “Porto.” ao alto, na outra peça do conjunto vê-se o elemento gráfico, que se associa imediatamente ao logótipo: o PONTO.
- Arquitetura: Paulo Seco (em co-autoria)
- Colaboração:
- Localização: Porto
- Projeto: 2015
- Construção:
- Imagem:









